Whatsapp (11) 9 4897-3172 Ligue agora
Home Care - Assistência a saúde domiciliar - Pronto Care

Contato via WhatsApp

Período de amamentação: Cuidados com a mãe e o bebê

período de amamentação

O período de amamentação pode gerar muitas dúvidas, principalmente às mães de primeira viagem. É nessa fase que o bebê que aguardou 9 meses para nascer passa a entrar na fase do desenvolvimento de habilidades cognitivas e percepções do mundo.

O leite materno é tão importante, que é o único alimento necessário à vida do bebê pelos próximos seis meses. Nesse período, inúmeras dúvidas passam pela cabeça da mãe. Para ajudar nessa nova fase da sua vida, nós vamos te dar algumas dicas de amamentação.

Qual a importância do leite materno para o bebê e para a mãe

A importância da amamentação é descrita por inúmeros especialistas em maternidade. É comum a gente pensar que o leite materno traz benefícios apenas aos bebês. No entanto, o aleitamento contribui para a saúde da mãe também.

Benefícios de amamentar

Durante o período de amamentação consegue diminuir os riscos da mãe em desenvolver os riscos de ter diabetes do tipo 2, bem como combate hemorragias e contribui para a perda de peso.

O organismo da mulher é capaz de produzir mais leite com único estímulo: a sucção do bebê. Isso demonstra o trabalho em equipe e a construção dos laços entre mãe e filho (a).

Benefícios do aleitamento materno aos bebês

O bebê tem um crescimento muito mais saudável quando tem acesso ao leite da mãe, pois possui todos os nutrientes que ele precisa para desenvolver a inteligência, ficar mais calmo, diminuir as ocorrências de cólicas, entre outros benefícios.

Mesmo que dê a sensação de que o neném precisa tomar água para se hidratar, não se preocupe, o leite possui a quantidade ideal para deixá-lo hidratado.

Cuidados com a mãe

cuidados com a mãe

Ser mãe pode causar inúmeros conflitos na mente da mulher e tende a despertar alguns medos. A transformação do corpo e a nova fase podem assustar, e se sentir insegura é normal. Para que esse período seja mais tranquilo, não tenha vergonha em pedir ajudar aos profissionais capacitados.

É possível ter acesso aos profissionais da área da saúde como:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Nutricionistas;
  • Terapeutas;
  • Psicólogos, entre outros.

Lembre-se que qualquer tipo de medicamento deve ser aprovado por seu médico para não prejudicar a qualidade do seu leite.

Confira algumas dicas práticas para a sua amamentação.

Como amamentar

Uma dúvida recorrente é como amamentar corretamente. O que você precisa prestar atenção é quanto à posição do bebê. Ele deve ficar de frente com as mamas com a cabeça alinhada ao troco. Uma dica é ver se o queixo do neném toca o seio e se o lábio inferior dele fica para fora quando coloca a boca no bico do seio.

Dor na amamentação

Sabemos que, por mais importante que seja, amamentar pode gerar dores à mãe. Essa dor pode acontecer por inúmeros fatores como o bebê não encaixar a boca direito, os bicos racharem, excesso de leite, falta de leite, entre outros problemas.

Em todos os casos, procure ajuda de um profissional para que possa identificar a causa e solucionar o problema.

Melhor que apenas ler sobre o assunto é ver na prática como evitar dores na hora de amamentar.

Assista a esse vídeo:

Até quando amamentar?

Acima, citamos que o período para a amamentação exclusiva (só com leite materno) deve durar até os seis meses. Esse tempo foi determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois, é possível introduzir outros alimentos. A mãe pode continuar amamentando até 2 anos ou mais.

Profissionais que podem ajudar: Enfermeira

O privilégio em ter uma Enfermeira particular é capaz de te deixar mais tranquila por saber que há uma profissional da área da saúde à disposição para te dar todas as orientações e contribuir checar como você está amamentando, tirar suas dúvidas e avaliar como está o seu bebê.

Psicólogo e Terapeuta

Não se sinta culpada se surgirem sintomas da depressão pós-parto como rejeição ao bebê, desânimo no período de amamentação, tristeza profunda etc. Busque ajuda para compreender tudo que anda pensando e como voltar a se sentir bem. Se você sentir vergonha de ir até um consultório, contrate um Psicólogo domiciliar  e/ou um terapeuta ocupacional.

O psicólogo tem todo o conhecimento para te ajudar nessa fase e o terapeuta promove atividades de reflexão e bem-estar. Vale a pena ter esses profissionais em sua casa.

Alimentação para lactantes

A alimentação da mãe é crucial para mantê-la saudável. Orientamos o consumo de frutas, verduras, grãos, entre outros alimentos saudáveis. Além disso, evite o consumo de produtos que podem ser alérgicos como frutos do mar, carne de porco, leite de vaca, entre outros. Nós nem precisamos citar sobre não consumir bebidas alcoólicas e cigarro.

Para não errar na hora de se alimentar, marque um nutricionista para avaliar quais cardápios são os mais adequados as suas necessidades.

Cuidados com o bebê

cuidados com o bebê

O bebê tem um organismo frágil e precisa de todo o cuidado para não engasgar, principalmente durante o período de amamentação.

Para amamentá-lo sem sustos, depois que ele mamar, o coloque em pé com a cabeça em seu ombro e o espere arrotar. Nem sempre o neném arrota e isso é normal, mas na dúvida, faça esse processo todas às vezes.

Nas primeiras três semanas de vida, o bebê mama entre 8 e 12 vezes ao dia. Depois desse período, a mãe já começa a identificar quando é hora de amamentá-lo de novo.

Um dos sinais de satisfação do bebê é o de demonstrar relaxamento depois que já tomou leite suficiente.

Depois que passar os seis meses de vida, peça orientação ao pediatra sobre quais alimentos você pode começar a dar ao bebê.

Período de Amamentação com o apoio de um(a) cuidador(a) de bebês

Você não precisa fazer tudo sozinha. Está tudo bem ter ajuda de um profissional qualificado para isso. Um cuidador é capaz de ajudar a higienizar o bebê, administrar medicamentos, prevenir acidentes e agir rapidamente em casos emergenciais.

A melhor parte em ter um profissional em casa é o de perceber o tratamento humanizado e dividir os cuidados e atenção com o neném.

Quero saber mais sobre a contratação de profissionais home care

voltar